Os últimos meses têm sido marcados por uma actividade pública de vários articulistas que mesmo não sendo aficionados, vieram manifestar a sua defesa da liberdade cívica e dos direitos culturais, a apologia de uma sociedade livre, aberta e diversa.
O deputado do PSD Feliciano Barreiras Duarte, publicou no Sol um artigo claro assertivo sobre o tema intitulado "A tauromaquia em Portugal e os novos inquisidores". "Vivemos um tempo perigoso, de contradições e de hipocrisia.
Eu não aceito - e nunca aceitarei - que os animais tenham mais direitos do que as pessoas. Não aceito que o Estado se meta com costumes e tradições que são parte das identidades de comunidades e de territórios, como no caso das touradas sucede com o Alentejo e o Ribatejo, e depois recuse apoiar as pessoas mais frágeis da nossa sociedade. Como certa vez escrevi, «esta espécie de declínio do valor da pessoa em favor do poder dos animais e da bicharada é protagonizada por gente que convive bem com misérias humanas junto à sua porta»."
A leitura é obrigatória. Clica e lê já!
Foto Região de Leiria