ascensão-chamusca
Março. 27. 2019 Março. 27
Apresentado Centenário da Praça de Toiros da Chamusca

Foi ontem oficialmente apresentado todo o programa das comemorações do centenário da praça de toiros da Chamusca, com vários eventos evocativos da efeméride, um festival taurino e quatro grandes corridas

A conferência de imprensa, aberta à população decorreu no Miradouro de Nossa Senhora do Pranto, com as presenças do presidente da Câmara, Paulo Queimado bem como de Nuno Castelão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Para além das corridas de toiros, o programa ainda inclui exposições, lançamento de livros, workshops, colóquios e o Congresso Internacional de Tauromaquia.

O primeiro grande espectáculo tauromáquico, como já é do conhecimento público, será no dia 6 de Abril, depois da eliminatória do concurso "Vem Tourear", um festival taurino de beneficência a favor da Santa Casa. Actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro, João Salgueiro da Costa e António Ribeiro Telles filho, assim como os matadores Francisco Rivera Ordoñez 'Paquirri', Morante de la Puebla, Manuel Jesus "El Cid" e o jovem novilheiro, Vasco Veiga. Serão lidados novilhos e toiros de diversas ganadarias. As pegas estarão a cargo dos dois grupos de forcados locais, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca, capitaneados respectivamente por Nuno Marecos e Pedro Coelho dos Reis.

A 30 de Maio realiza-se a Tourada de quinta-feira da Ascensão, com cartel misto formado pelos cavaleiros Luís Rouxinol e Francisco Palha e pelos matadores António João Ferreira e Nuno Casquinha com toiros de Manuel Veiga. Pegam esta corrida de novo os dois grupos da terra, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca.

A 1 de Junho haverá uma corrida de toiros à portuguesa com os jovens cavaleiros João Moura Jr., Duarte Pinto (triunfador da temporada passada nesta praça) e João Salgueiro da Costa. Lidam-se toiros da ganadaria Passanha e pegam os grupos de forcados Amadores de Santarém e Aposento da Chamusca, capitaneados por João Grave e Pedro Coelho dos Reis.

A 3 de Agosto terá lugar a corrida de comemoração do centenário da praça de toiros. Um Concurso de Ganadarias e cartel composto pelos cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e Rui Salvador. Pegam os grupos de forcados Amadores de Lisboa, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca, capitaneados respectivamente por Pedro Maria Gomes, Nuno Marecos e Pedro Coelho dos Reis.

A 28 de Setembro realiza-se a última corrida do centenário, integrada no evento "Eh Toiro", onde se comemoram os 45 anos do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, que se encerraram com seis toiros da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra. Actuam os cavaleiros Rui Fernandes, João Telles e Miguel Moura.

Fonte Farpas