22
Abril. 21. 2020 Abril. 21
Associação Nacional de Grupos de Forcados no combate ao COVID-19

A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) desenvolveu um conjunto de iniciativas que visam prestar auxílio às comunidades, de forma a contribuir para travar e combater a pandemia.

A ANFG está a apoiar, localmente, o SOS Vizinho, um projeto que tem como missão fazer chegar bens essenciais e medicamentos a pessoas pertencentes a grupos de risco. "Através dos 38 grupos associados da ANGF que estão espalhados por mais de 60 municípios , conseguimos dar resposta às comunidades locais, nomeadamente aos mais vulneráveis"refere Diogo Durão, Presidente da associação.

"A grande maioria dos forcados são elementos jovens e saudáveis. E estão totalmente disponíveis, com sentido de dever e responsabilidade, para ajudar quem mais precisa nesta altura", acrescenta Diogo Durão.

A Associação Nacional de Grupos de Forcados reuniu ainda uma verba para adquirir máscaras FFP2 e cirúrgicas, que vai distribuir por diversas Autarquias, Casas de Misericórdia, Bombeiros Voluntários, entre outras instituições, como é o caso do Lar dos Rapazes em Santarém, Lar da Misericórdia na Chamusca, Hospital de Almada, Cruz Vermelha do Sobral da Adiça, Bombeiros Voluntários de Barrancos e de Moura, entre outros, em localidades onde existem grupos de forcados.

"Em Elvas, por exemplo, o Grupo dos Académicos de Elvas esteve envolvido numa grande campanha que angariou verbas para 4 ventiladores, 3 móveis e um fixo, que irão para o Hospital de Portalegre (2) e para o Hospital de Elvas (2)", refere o presidente da ANGF.

Os Forcados Associados também disponibilizaram um número de telefone e um email para que todas as instituições ou particulares que precisem de ajuda possam contactar os voluntários com a maior rapidez possível (935 230 051 – geral@angfportugal.org).

A ANGF é uma associação constituída por 38 grupos de forcados amadores sem fins lucrativos. "Nascemos porque existem valores comuns a todos os forcados e que fazem parte da nossa espinha dorsal. A solidariedade é um deles. Por isso, também estamos aqui, no combate à pandemia", realça Diogo Durão, Presidente da ANGF.