160554798_3753493904767448_1458320647681767442_o
Março. 15. 2021 Março. 15
Centro de Alto Rendimento Taurino já arrancou no México, com presenças Portuguesas

Inaugurou-se no Sábado, 13 de Março, o CART - Centro de Alto Rendimento Taurino de Guadalajara (México). O certame internacional de novilhadas que tem a duração de dois meses e onde estão quatro Portugueses: o Matador de Toiros Manuel Dias Gomes, que integra a Equipa de Coordenação; o novilheiro Diego Peseiro os novilheiros aspirantes Sérgio Nunes e Duarte Silva.

A inauguração ficou marcada por um evento de gala onde se apresentaram os 60 jovens novilheiros que integram esta experiência. No início houve um desfile em que os novilheiros, divididos em grupos pelo país que representam, se fizeram acompanhar da sua bandeira. Desta forma, entraram na praça de tentas do CART os representantes de Portugal, México, Espanha, Colômbia, Equador e Peru.

Juan José Padilla, Diretor Artístico do certame deixou a sua marca, dizendo: "Quero agradecer a toda a equipa do CART por terem feito um esforço incrível para levantar por diante este sonho dos empresários Juan Pablo Corona e Pablo Moreno. Tenho a certeza que este projecto passará para a História da Tauromaquia e sempre será lembrado".

Depois foi a Equipa de Coordenação a "pegar na batuta",  com os matadores Manuel Dias Gomes (Portugal), Thomas Cerqueira (França), Oliver Godoy (México) e Juan de Castilla (Colômbia), a lidar  toiros de Pablo Moreno.

No final da demonstração, foi tempo de um convívio à mesa, onde foi apresentado o tema oficial "Alma de Toureiro" na voz do artista Ro Hernández. Neste evento encontravam-se várias personalidades do mundo taurino, entre as quais o Maestro Eloy Cavazos, que mais tarde dará uma palestra aos novilheiros. 

O director académico, António Casanova, explicou a importância da formação de valores nos jovens novilheiros no mundo actual e como isso se reflecte na sociedade. Em seguida foi tempo de o diretor do CART e o director académico honorário adjunto, Pedro Alonso, falarem sobre a importância de ter um projecto que apoie o desenvolvimento dos futuros valores da Festa Brava e sobre a importância de como uma formação integral pode ter resultados muito positivos, em termos pessoais e profissionais.

A fechar o dia esteve um leilão de arte taurina, onde todo o dinheiro reunido será para o apoio dos novilheiros durante a sua estadia no Centro de Alto Rendimento Taurino.