20170629CPQCORRIDAFH164
Julho. 16. 2021 Julho. 16
Entregue candidatura de "Corrida de Toiros a Património Cultural Imaterial de Portugal"

Foi ontem, 15 de Julho, entregue o pedido de registo da Corrida de Toiros como Património Cultural Imaterial de Portugal, na Direção Geral do Património.

Submetida pela Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal, esta candidatura resulta da vitória no orçamento participativo de 2017, num projecto de investigação realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores do ISCTE, coordenada pelo professor Luís capucha.

A constituição do Projeto, Tauromaquia, Património, Cultural de Portugal, começou por um trabalho de recolha de informação e investigação relativa à prática tauromáquica em território nacional. Um exemplo foi o Congresso Internacional "Homens e Toiros, cultura e desenvolvimento", que teve lugar na Chamusca, entre os dias 11 e 13 de julho de 2019. Este contou com a participação de oradores portugueses, espanhóis e franceses com investigações nas áreas da Medicina Veterinária, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Economia , entre outras.

Outra importante iniciativa foi o lançamento do livro "Património Cultural de Portugal", que surge com o objectivo de promover e dar a conhecer os conceitos básicos da tauromaquia, de forma a promover o conhecimento na sociedade sobre a cultura tauromáquica portuguesa.

A complementar o livro em suporte físico, foi criada uma plataforma online. Um recurso educativo, pedagógico, didático e representativo, de forma a promover e divulgar esta prática junto dos mais variados públicos. O site pode ser consultado em : http://projeto.tauromaquiapatrimonio.pt/.