TOURADAS RTP
Novembro. 10. 2016 Novembro. 10
ERC reafirma proteção legal das Touradas em Portugal

No último mês a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu várias queixas, resultantes de uma campanha antitaurina, pedindo que a RTP fosse impedida de transmitir Corridas de Toiros. 

Depois de analisar as mesmas a ERC deliberou que "os espetáculos tauromáquicos constituem uma parte integrante da herança cultural portuguesa, que o Estado tem a incumbência de promover e proteger", dizendo ainda que os espetáculos tauromáquicos "não são suscetíveis de influir negativamente na formação da personalidade das crianças e de adolescentes" e não infringem, portanto, qualquer artigo da lei da TV.

A Entidade considera ainda que "não existem quaisquer impedimentos legais" a que a RTP transmita touradas e que proibi-lo "representaria uma compressão injustificada da liberdade de programação do operador de serviço público".

Esta deliberação já foi reafirmada diversas vezes pela ERC nos últimos 10 anos. A Protoiro, Federação Portuguesa de Tauromaquia congratula-se que, uma vez mais, a legalidade e a liberdade cultural sairam vencedoras.