Capa Forcados
Maio. 08. 2023 Maio. 08
"Forcados" saltam à arena num livro antológico

Acaba de chegar às bancas um novo livro dedicado ao universo da cultura tauromáquica portuguesa, pela lente do foto-jornalista Francisco Romeiras. "Forcados" é um livro dedicado aos Forcados e à Pega, um tipo de artista e de arte únicos no mundo. Um livro de largo fôlego, antológico, com mais de 1000 fotografias ao longo das suas 292 páginas, que retrata os 36 Grupos de Forcados Amadores em atividade, expondo-nos aos mais diversos momentos vividos por estes artistas: o medo, o risco, a coragem, a derrota e a superação.

Refere o autor que se trata de uma obra "não só para todos os que têm a verdadeira paixão pela figura do Forcado Amador, como também para quem sente um interesse especial pela fotografia".

O trabalho fotográfico é acompanhado de textos de personalidades da sociedade portuguesa e espanhola, como a ex-Ministra da Cultura Gabriela Canavilhas, Elísio Summavielle, ex-Secretário-de Estado da cultura e Presidente do CCB ou o matador de toiros espanhol Julián López, "El Juli". 

Fotojornalista desde 1976, Francisco Romeiras especializou-se em desporto automóvel, tendo efetuado alguns trabalhos que correram o mundo. A sua lente tem viajado pelos lugares mais exóticos, como o Tibete, aos mais inóspitos, como a Antártida, reflectidos em mais de 11 livros publicados.