morreu-joaquim-bastinhas
Dezembro. 30. 2018 Dezembro. 30
Morreu Joaquim Bastinhas

O cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas, de 62 anos, morreu às 18.30 de hoje, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, depois de dois meses de internamento nos quais foi colocado duas vezes em coma induzido devido a uma infeção bacteriana contraída após uma operação ao intestino.

Joaquim Bastinhas debatia-se há mais de três anos com problemas de saúde decorrentes de um grave acidente com uma máquina agrícola, na herdade da família, em Elvas, em que sofreu várias fraturas e uma rotura da bexiga. No entanto, tinha regressado às arenas em julho, ao lado do filho Marco Bastinhas, no Coliseu Figueirense. Na ocasião deu uma entrevista ao DN onde falou do processo de recuperação e da "fé" que nunca tinha perdido em retomar a carreira.

Depois da Feira da Golegã, em Novembro, regressou ao hospital para uma cirurgia a um pólipo cujas complicações viriam a revelar-se fatais.

As cerimónias fúnebres decorrem na Igreja de São Domingos, em Elvas, onde decorrerá durante a tarde e a noite de hoje o velório.

Amanhã, quarta-feira, pela manhã, a urna será transferida para a Igreja da Piedade, um templo de que Joaquim Bastinhas era grande devoto, onde pelas 11 horas será celebrada uma última missa. O funeral segue depois para o Cemitério de Elvas.