novilheiros-portugueses
Dezembro. 23. 2020 Dezembro. 23
Novilheiros Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Duarte Silva vão integrar Centro de Alto Rendimento Taurino no México

A Associação Nacional de Toureiros (ANDT) e a PROTOIRO garantiram oportunidade para os novilheiros portugueses que vão dispor de formação pessoal e taurina únicas.

Os novilheiros portugueses Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Duarte Silva vão integrar Centro de Alto Rendimento Taurino (CART) no México (Jalisco), em 2021, no seguimento de contactos internacionais realizados pela ANDT e pela PROTOIRO, com o objectivo de desenvolver o toureio a pé português e de criar oportunidades para os jovens toureiros portugueses. 

O CART resulta de uma parceria entre a Casa Toreros, uma das casas empresariais e de apoderamento mais importantes no mundo taurino, em particular na América do Sul, com ganaderos, empresários, matadores de toiros, figuras retiradas, poetas e artistas. Esta oportunidade de frequência do CART será gratuita para os novilheiros.  

Serão 60 novilheiros de todo o mundo, entre os 18 e os 25 anos, que irão integrar o CART a partir de fevereiro de 2021. Vão receber aulas de belas artes, preparação física e artística. Viverão durante 60 dias como toureiros. Vão ter clínicas ministradas por figuras do toureio e irão tourear vacas e novilhos num processo de seleção, como indica Pablo Moreno, sócio fundador da Casa Toreros.  A participação de todos os novilheiros será filmada e dará origem a uma série chamada "Viver como Toureiro".

Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Duarte Silva foram aprovados pelo Comité Técnico e vão disputar os 6 lugares na final deste evento. A partir do dia 40 começarão as eliminatórias, sendo que os vencedores terão acesso a novilhadas em várias praças do mundo e ganharão destaque mundial, com o objectivo de lançar a sua carreira para a alternativa. 

A Associação Nacional de Toureiros e a PROTOIRO desejam aos novilheiros portugueses toda a sorte e que esta oportunidade única possa mudar a suas vidas e possa lançar as suas carreiras. 

Nuno Pardal
ANDT
Associação Nacional de Toureiros
 
João Santos Andrade
PROTOIRO
Federação Portuguesa de Tauromaquia