Assembleia da República
Dezembro. 02. 2025 Dezembro. 02
O Prometido é Devido – Candidatos Presidenciais Não Respondem

Com as eleições presidenciais marcadas para 18 de Janeiro, a PróToiro entendeu ser seu dever esclarecer, de forma transparente, qual a posição das candidaturas relativamente à Tauromaquia. No passado dia 21 de Novembro, foi enviado aos candidatos André Ventura, António Filipe, António José Seguro, Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim de Figueiredo e Luís Marques Mendes um questionário objectivo, uniforme e não orientado, composto por três questões essenciais, que transcrevemos:

Por favor, assinale com um X a opção escolhida ou sublinhe a resposta aplicável:

1. Considera Vossa Excelência que a tauromaquia deve ser reconhecida e preservada enquanto expressão cultural portuguesa?

( ) Sim ( ) Não ( ) Sem posição oficial / Remete a decisão para o Poder Legislativo

2. Na qualidade de Presidente da República, entende Vossa Excelência que o Chefe de Estado deve manter neutralidade, imparcialidade e respeito perante manifestações culturais legalmente reconhecidas?

( ) Sim ( ) Não ( ) Sem posição / depende do contexto

3. Admitiria Vossa Excelência estar presente, quando convidado, em eventos ou cerimónias

relacionadas com a Tauromaquia, incluindo corridas de toiros, enquanto representação institucional da Presidência da República?

( ) Sim ( ) Não ( ) Depende da ocasião

Foi igualmente concedido espaço para comentários livres e dirigido um convite formal para, em caso de eleição, honrarem a afición com a sua presença numa corrida no Campo Pequeno durante a temporada de 2026. As respostas deveriam ser remetidas até 15 de Dezembro, prazo que permitiria a sua divulgação atempada junto dos aficionados. Ultrapassado o prazo e até ao dia de envio desta newsletter, apenas o candidato António Filipe respondeu, tendo assinalado "Sim" nas questões 1 e 2 e "Depende da ocasião"na questão 3. A PróToiro continuará a actuar com rigor, transparência e espírito democrático. Caso as candidaturas respondam, mesmo fora de prazo, as posições serão divulgadas integralmente e sem filtros. A Tauromaquia é cultura portuguesa e a informação clara é um direito dos cidadãos.