praça-povoa-varzim
Dezembro. 05. 2019 Dezembro. 05
Oposição "arrasa" futuro multiusos da Póvoa de Varzim

Praticamente todos os partidos da oposição à maioria PSD criticaram na sessão da assembleia municipal do passado dia 28 de Novembro, a  forma apressada como o executivo decidiu avançar com a construção da "Póvoa Arena", um espaço multiusos no local da Monumental Praça de Toiros na Póvoa do Varzim. O próprio Presidente do Clube Taurino Povoense fez questão de ir ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, aproveitando o período dedicado à intervenção pública para questionar a opção do presidente Aires Pereira e seus pares na vereação. Um documento técnico diz que o atual imóvel vai ter de ser demolido, sendo esse o dado que a oposição considera novo em relação ao que sempre foi falado – uma requalificação das atuais instalações – aconselharia, na opinião dos representantes de PS, Bloco de Esquerda, CDS e CDU a realização de um debate profundo na sociedade poveira sobre o que fazer naquele espaço.

Segundo Hugo Carvalho do PS,  "parar para pensar" seria o mais acertado. O projeto do "Póvoa Arena" não permite a realização de Touradas, o que desagrada ao CDS, mas o deputado Salazar Castelo Branco vê mais problemas na não transparência de procedimentos em todo o processo.

Paras João Martins, da CDU, os mais de nove milhões de investimentos poderiam ser aplicados em políticas sociais que fazem mais falta, referindo também o facto do Plano de Pormenor daquela zona estar suspenso.

Vítor Pinto, do Bloco de Esquerda, afirma esperar que "não surja um mamarracho" numa zona tão nobre da cidade.

O PSD, segundo o porta-voz da bancada, Joaquim Vianez, defende a manutenção na futura Arena da capacidade de receber espetáculos de Tauromaquia.

O Presidente do Clube Taurino, Rui Porto Maia, foi ao púlpito pedir esclarecimentos ao líder da autarquia e também ao presidente da assembleia. O presidente da Câmara Aires Pereira ignorou o pedido de esclarecimento de Rui Porto, mas o líder da assembleia, Afonso Pinhão Ferreira, recordou as decisões de um passado recente.

Em suma, a Assembleia aprovou a abertura de um concurso limitado por prévia qualificação para a empreitada que em termos formais foi denominada de "Requalificação da Praça de Touros-Arena da Póvoa de Varzim". Votaram contra os deputados do Bloco de Esquerda, CDS e Partido Socialista - apesar dos vereadores do PS no executivo terem viabilizado o processo. A CDU absteve-se assim, como o deputado socialista Edgar Torrão. A favor do concurso manifestaram-se os sociais-democratas e também a eleita do PAN, ainda que Diana Vianez não tenha usado da palavra neste ponto. O PAN absteve-se, tal como o PS, na apreciação dos documentos com um suporte financeiro de quase 63 milhões de euros, enquanto CDS, Bloco de Esquerda e CDU votaram contra as propostas da maioria PSD.

Notícia: Rádio Onda Nova