tourada-povoa-varzim
Setembro. 19. 2019 Setembro. 19
Póvoa de Varzim recebe Tourada da Liberdade a 13 de outubro

Já está definida a data para a tourada na Póvoa de Varzim. A Tourada da Liberdade vai ser realizada no domingo, dia 13 de outubro, às 16 horas, numa praça amovível que será instalada na Rua de Penalves, em frente à Caixa Agricola. É o concretizar da vontade inabalável de quem sempre defendeu a cultura tauromáquica e viu o Tribunal Administrativo e fiscal do Porto reconhecer, sem margem para qualquer dúvida, que os municípios não têm legitimidade legal para proibir esta importante atividade cultural.

"O Tribunal foi bastante claro sobre a ilegalidade e inconstitucionalidade da proibição que o presidente Aires Pereira promoveu. Na tourada do dia 13 de outubro, a câmara não tem qualquer intervenção pois é a IGAC que licencia a tourada. A única intervenção da autarquia é no licenciamento da instalação da praça de touros amovível e não existe qualquer discricionariedade da câmara - com o cumprimento dos requisitos administrativos, a Câmara é obrigada a deferir a instalação da praça. Qualquer ação à margem do cumprimento da lei por parte da câmara será novamente ilegal", considera Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro.

Esta Corrida à Portuguesa vai ser abrilhantada por três cavaleiros que dispensam apresentações: Sónia Matias, Filipe Gonçalves e Moura Caetano. Os forcados amadores são do Montijo e Alcochete. Os seis touros pertencem à ganadaria José Luis Cochicho.

Os bilhetes para esta corrida organizada pela Aplaudir, com o apoio da PróToiro e do Clube Taurino Povoense, podem ser adquiridos na véspera ou no próprio dia do espetáculo na bilheteira da praça. Até dia 13 podem também ser comprados no Quiosque do Armando, na Sapataria Tony, no Ipanema Bar ou no Posto de Turismo.

Quem já tinha comprado bilhetes para a corrida do dia 21 de agosto vai poder trocá-los no próprio dia 13, nas bilheteiras junto à praça amovível.