aficionado agredido no campo pequeno tourada joao moura
Agosto. 27. 2021 Agosto. 27
PROTOIRO responsabiliza PAN pela violência e agressões ocorridas ontem no Campo Pequeno

A Protoiro acaba de emitir um comunicado sobre a manifestação que ontem se realizou no Campo Pequeno.

"No rescaldo do dia de ontem, nos eventos que sucederam em torno da corrida realizada na praça de Touros do Campo Pequeno, onde se realizou uma homenagem à carreira do cavaleiro João Moura, a Protoiro vem destacar o seguinte:

1- Repudiamos e condenamos profundamente a violência, insultos, vandalismos, intimidações e agressões que foram realizadas pelos manifestantes, atacando cidadãos e famílias, muitas vezes na presença de crianças, numa demonstração de ódio e total ausência de civismo, além da inexistência de qualquer distanciamento social, no momento pandémico em que nos encontramos, pondo em causa a saúde pública.

2- Elogiamos a forma ordeira, pacífica e civilizada com que os aficionados suportam estas demonstrações de violência, dando uma vez mais exemplo dos seus valores, elevação, respeito e educação. 

3- Repudiamos o aproveitamento político realizado pelo PAN, que transformou um caso de justiça, que diz respeito à vida pessoal do cavaleiro João Moura, numa tentativa de ataque à cultura tauromáquica e aos valores de tolerância e respeito pela liberdade e diferença de pensamento. À justiça o que é da justiça, à tauromaquia o que é da tauromaquia. Todos guardamos as conclusões da justiça. 

4- Condenamos o uso de um discurso de incentivo ao ódio e de justicialismo público, por parte do PAN, que criaram um contexto promotor de violência, como ontem sucedeu, com insultos e agressões, por vezes em frente a crianças, insultadas e intimidadas junto com os pais. 

4- Denunciamos que este partido também ignora o respeito pelos mais básicos princípios de um estado de direito democrático, como a presunção de inocência até existência de uma sentença transitada em julgado, embarcando num julgamento em praça pública, impróprio de democratas.

5- Congratulamo-nos pelo livre exercício da produção e acesso à cultura, com a realização de uma corrida de toiros, num exemplo de livre iniciativa e exercício de direitos culturais consagrados na Constituição Portuguesa, corrida essa que teve um resultado artístico extraordinário. 

PROTOIRO
Federação Portuguesa de Tauromaquia"

Foto Lusa