FE91116D-6A14-4081-B3C5-81C5375620B2
Junho. 02. 2021 Junho. 02
PSD, CDS e CHEGA acusam governo de querer proibir Touradas na RTP

Foram várias as intervenções na Assembleia da República contra a tentativa de proibição da transmissão de Touradas na RTP.

Ana Rita Bessa, deputada do CDS, afirmou em longa declaração em que aponta o dedo ao governo e à ministra da cultura:

"Aceitar que o colectivo tem o direito de proibir uma manifestação cultural porque não gosta dela, porque não se revê nela, é aceitar uma margem de restrições que começa aqui, nesta restrição de liberdade, mas acabará no gosto de quem mais ocupar a sua cadeira." Vídeo da declaração completa aqui!

A deputada Fernanda Velez do PSD também se alongou no seu discurso, criticando arduamente as "manobras do governo", acrescentando:

"Pergunto-lhe Senhora Ministra, vai continuar a discriminar negativamente algumas manifestações e expressões culturais, condicionando o seu acesso e a sua fruição, só porque não gosta ou não é adepta desse tipo de espetáculos, como sejam por exemplo a Tauromaquia, o circo tradicional, ou quem sabe outra qualquer expressão artística que desagrade a vossa excelência ou às minorias radicais que pressionam e sustentam o governo? Há limites senhora ministra!" 

"Esta atitude arrogante, sobranceira e ignorante, revela uma falta de respeito pela pluralidade e liberdade de fruição cultural e artística que não dignifica a nossa democracia." Vídeo da declaração completa aqui!

Já o líder do CHEGA, André Ventura, também não poupou o governo em relação a críticas, afirmando: "O que se passa com este governo em relação à Tauromaquia é uma vergonha!