salgueiro-da-costa-dia-da-tauromaquia
Fevereiro. 23. 2022 Fevereiro. 23
Salgueiro da Costa: "Vamos encher a Moita e sair da praça a tourear pelas ruas!"

Não perca a entrevista rápida ao cavaleiro João Salgueiro da Costa sobre as expectativas para o Dia da Tauromaquia, já este sábado, e para a sua actuação no Festival Taurino que encerra o dia. 

O setor da tauromaquia foi muito resiliente face à pandemia, apesar do grande impacto que esta teve nos profissionais. Qual é a sensação de finalmente estar a ver a temporada iniciar-se sem restrições e a caminho da normalidade? 
R: Foram dois anos de muito sacrifício, esta pandemia pôs-nos mesmo à prova! Felizmente estamos a iniciar esta época com normalidade, passámos o cabo das tormentas, espero que estejamos no caminho para a Índia!


Como se define o sentimento de tourear num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?

R: É um orgulho celebrar a tauromaquia, é a nossa cultura, é a identidade do nosso país e eu sinto-me português literalmente! É essencial que haja liberdade cultural, que se respeite a cultura de cada país!


A sua temporada de 2021 foi de grande afirmação, quais as suas expectativas para esta temporada de 2022?

R: Vai ser um ano de muitos compromissos, mas são os grandes desafios que me dão vida e me fazem sonhar, e portanto estou com muita expectativa para esta temporada.


Como Toureiro, quais as expectativas para a sua actuação no festival taurino do Dia da Tauromaquia, já este sábado?

R: Máxima ilusão! Que eu consiga exprimir os meus sentimentos e que os aficionados os sintam e se emocionem!


Porque é que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?

R: É uma oportunidade para viverem de perto as tradições do nosso país, para demonstrarmos que nos orgulhamos das nossas raízes, para demonstrarmos que a tauromaquia está viva e boa saúde! Vamos encher a Moita e sair da praça a tourear pelas ruas!


Festival Taurino do Dia da Tauromaquia conta com um cartel misto de luxo com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa, o matador português João Silva "Juanito" e o novilheiro praticante Filipe Martinho.  Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita, perante toiros da ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e Romão Tenório.

O Dia da Tauromaquia realiza-se no próximo dia 26 de fevereiro na Praça de Toiros da Moita, com diversas actividades a partir das 10h da manhã, para toda a família, encerrando com um fantástico Festival Taurino às 16h. Toda a programação e bilhetes para o Festival podem ser comprados em www.diadatauromaquia.ptOs menores de 16 anos têm entrada gratuita