El grupo con el Monte Brasil al fondo
Junho. 26. 2017 Junho. 26
Tauromaquia leva turistas aos Açores

Um total de cento e vinte pessoas, convocadas e organizadas pelo Clube Cocherito de Bilbal, viajaram este ano desde Espanha até à Ilha Terceira, no arquipélafo dos Açores, para disfrutar dos atrativos da ilha e das corridas de toiros das suas festas de São João, popularmente conhecidas como Sanjoaninas.

Chegados de um voo chárter da companhia Air Europa, que aterrou pela primeira vez no aeroporto das Lajes, os mais de cem "cocheristas" disfrutaram desde a tarde da passada sexta-feira de um intenso fim-de-semana cheio de actos e de visitas programadas a muitos pontos de interesse da ilha, incluindo os festejos taurinos dos dias 24 e 25 de junho.

Na chegada à Ilha Terceira, os excursionistas visitaram a ganadaria de Rego Botelho no centro vulcânico da ilha, onde puderam almoçar e assistir a um tentadeiro protagonizado pelo matador de toiros espanhol Javier Cortés, para depois presenciarem as marchas da noite de São João em Angra do Heroísmo.

Na manhã de sábado também puderam visitar locais e edifícios mais emblemáticos daquela que poderíamos designar capital da ilha, antes de serem recebidos na Câmara Municipal pel vice presidente, que lhes tributou uma calurosa e emotiva mensagem de boas vindas. No mesmo acto, Leopoldo Sánchez Gil, um dos membros mais antigos do Clube Cocherito, teve palavras de um sentido agradecimento pela hospitalidade e o grande trabalho da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, a beleza das paragens da ilha e a fama das suas corridas de toiros.

"Esta é uma viagem – assegurou Sánchez Gil – que nos serve para disfrutar da amizade, da história, da gastronomia e também do toureio, a paixao que nos une a ambas entidades, tão longe no espaço mas tão próximas no sentimento".

No domingo houve descanso para os viajantes espanhois, que puderam conhecer os locais mais emblemáticos da Ilha Terceira e seguram a partilhar a sua afición com os taurinos açorianos em almoços e jantares onde disfrutaram da saborosa cozinha local, dentro de um programa que finalizou com o seu regresso a Espanha na manhã de segunda-feira, com todos os excursionistas a mostrar o desejo de regressar rapidamente a umas ilhas donde sempre serão bem recebidos.

Com esta viagem a Ilha Terceira, donde já coincidram com outras dezenas de aficionados franceses e espanhois, os membros do famoso e activo Clube Cocherito de Bilbao complementam um amplo e variado périplo que ao longo de vários anos lhes fez chegar a distintas feiras e centros taurinos de todo o mundo, desde França ao México, passando pela Colombia, Equador, e Perú, num exemplo eloquente da vitalidade do turismo taurino, do que estes bilbaínos foram pioneiros.

Foto André Pimentel