opp-ministro-cultura-touradas
Outubro. 11. 2018 Outubro. 11
'Tauromaquia para Todos' vence Orçamento Participativo pelo 2.º ano consecutivo

A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia felicita a vitória do projeto 'Tauromaquia para Todos', no âmbito do Orçamento Participativo, que foi aprovado esta quinta-feira pelo 2.º ano consecutivo.

Este projeto, desenvolvido por um grupo de jovens aficionados (três raparigas e dois rapazes, todos com cerca de 20 anos), prevê a criação de um programa de difusão de informação e conhecimento sobre a cultura tauromáquica portuguesa, mostrando também a sua diversidade territorial e multiplicidade temática inerentes. "Esta vitória de um projeto que apoia e defende a Tauromaquia em Portugal é a prova de que há cada vez mais uma maior adesão dos portugueses a esta temática cultural, também nas camadas mais jovens da população", realça Hélder Milheiro, porta-voz da PróToiro, que manifesta o seu apoio à iniciativa.

Com um orçamento de 50 mil euros, o projeto 'Tauromaquia para Todos' pretende criar conteúdos e materiais informativos e pedagógicos sobre a cultura tauromáquica, na sua vertente material e na componente imaterial, para levar o conhecimento e a compreensão desta atividade cultural a jovens e adultos. A isto acrescem campanhas e ações de informação e interação com todos os cidadãos, sem nunca esquecer a importância do contexto escolar.

Houve ainda um projeto contra a cultura tauromáquica que foi aprovado no âmbito do Orçamento Participativo e cuja índole atenta contra a defesa do livre-acesso à Cultura que o Estado português tem o dever de assegurar, incorrendo por isso em ilegalidades. Nesse sentido a PróToiro está a preparar-se para tomar ações que permitam travar o avanço desta proposta, junto das entidades competentes.

Fotos dos proponente do projecto com o Ministro da Cultura, que fez a entrega do prémio.