temporada-touradas-2023
Janeiro. 31. 2023 Janeiro. 31
Temporada Tauromáquica de 2023 arranca a 1 de fevereiro em Mourão

Arranca amanhã dia 1 de Fevereiro a temporada tauromáquica portuguesa em Mourão (Alentejo), como é tradicional, com o primeiro dos dois festivais taurinos que constituem a Feira Taurina de Mourão, em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Uma Feira Taurina de alta qualidade organizada pelo ganadeiro Dr. Joaquim Grave, com os lucros a reverterem, como habitualmente, a favor do Abrigo Infantil local.

Espera-se, uma vez mais, duas praças cheias nesta "romaria" que todos os anos leva milhares de aficionados portugueses e espanhóis a este município situado nas margens da barragem de Alqueva.

A 1 de Fevereiro (feriado local) a partir das 15h vão lidar-se seis novilhos da ganadaria de António Brito Paes e em praça vão estar os cavaleiros praticantes Diogo Oliveira e Tristão Ribeiro Telles, o cavaleiro amador Francisco Maldonado Cortes, o novilheiro luso Diogo Peseiro, o espanhol Erik Oliveira e o novilheiro praticante Gonçalo Alves, que no ano passado triunfou em Bilbao. As primeiras pegas desta temporada caberão aos Forcados Amadores de Monsaraz.

No próximo sábado, dia 4, realiza-se um Festival com grandes nomes portugueses e espanhóis. A partir das 15h, lidam-se seis novilhos de Murteira Grave para Luís Rouxinol Jr e António Telles filho (praticante). Na lide a pé vão actuar os matadores de toiros Domingo López Chavez, Manuel Dias Gomes, Tomás Rufo (um dos triunfadores de Madrid em 2022) e Manuel Caballero (novilheiro). Pegam os Forcados Amadores de Santarém.

Segundo Helder Milheiro, Secretário-Geral da Protoiro "Depois dos grandes resultados da temporada de 2022, que registou um aumento significativo de touradas e espectadores, a expectativa para esta temporada é grande. Esperamos que seja um ano cheio de grandes performances artísticas e de muito público. Estão todos convidados a irem às praças de toiros e a desfrutarem da mais genuína cultura e arte portuguesas."

Recorde-se que em 2022 realizaram-se 191 espectáculos tauromáquicos (face aos 121 em 2021), obtendo 375.200 espectadores (face aos 182.600 em 2021) mais que duplicando o público em relação a 2021.

A temporada tauromáquica abre a 1 de Fevereiro em Mourão e termina habitualmente a 1 de Novembro no Cartaxo.