ascensão-chamusca-toiros
Maio. 09. 2018 Maio. 09
Toiros levam milhares à Chamusca

É já esta quinta-feira, 10 de maio, que a Semana da Ascensão, festividade de nome maior na Chamusca, tem o seu ponto alto e mais entregue à tradição. Os toiros são protagonistas da festa em dia feriado, com a entrada dos animais na vila, que ocorre entre 11h30 e as 12h00. A festa tauromáquica continua naquela que é uma das maiores e mais afamadas corridas do concelho de Santarém. Os toiros invadem a arena da Chamusca para um belo espetáculo logo a partir das 16h30.

Todos os anos, a 'Quinta-Feira de Ascensão' atrai milhares de visitantes à Chamusca, prontos para vivenciar o ponto alto da semana de festividades. O dia começa marcado pela fé, na tradicional Bênção dos Dons da Terra e dos Animais (10h00). Depois, segue-se o arrepiante momento da entrada dos majestosos toiros em pontas na vila, conduzidos por um jogo de cabrestos, campinos e cavaleiros pela rua principal.

Acontece novo momento solene, de recordação de outros tempos, com a Apanha da Espiga, pelas 12h30, em que o homem, a lezíria e a paisagem do Ribatejo se tornam um só.

Pela tarde, é a festa brava que leva largas centenas de pessoas de todo o País em romaria à arena da Praça de Toiros da Vila. A Corrida de Toiros da 'Quinta-feira de Ascensão' continua assim a reforçar o ambiente único de alegria, celebração da tradição e arte taurina que se vive na Chamusca até domingo, 13 de maio, altura em que terminam as festividades.

Até lá ainda há espetáculos dos grandes nomes da música nacional: Luísa Sobral, autora do tema que deu a vitória a Portugal na Eurovisão, atua no dia 11, Carolina Deslandes sobe ao palco no dia 12 e Ana Laíns promete encantar no último dia da Festa da Ascensão na Chamusca.