Joaquim-Bastinhas_foto_Frederico_henriques_3
Janeiro. 01. 2019 Janeiro. 01
A última entrevista de Joaquim Bastinhas

No dia em que começaram as cerimónias fúnebres de Joaquim Bastinhas, recordamos a última entrevista dada pelo popular cavaleiro. Foi um Julho deste ano, ao Diário de Notícias, no momento em que se preparava para regressar às arenas depois de um gravíssimo acidente ocorrido em 2015, na sua herdade em Elvas, tendo sido atropelado por uma máquina agrícola, e corrido risco de vida.

Recuperado quase a 100% do acidente, em 2018 o popular cavaleiro sentiu-se capaz de reaparecer nas arenas portuguesas e no dia 21 de Julho de 2018 lidou um touro de Higínio Soveral na Praça de Touros da Figueira da Foz. 

Na entrevista à jornalista Joana Petiz Joaquim Bastinhas recordou o seu percurso profissional e também o processo de recuperação depois do acidente. Podes ler toda a entrevista em "Tive fé. Sempre acreditei que voltaria às arenas".

Joaquim Bastinhas morreu ao final da tarde de 31 de Dezembro, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, depois de várias semanas de internamento, devido a complicações pós-operatórias a um pólipo nos intestinos.

A sua última actuação aconteceu no dia 22 de Setembro, no Coliseu de Elvas, perante uma lotação esgotada para o ver e aplaudir, terminando a atuação em apoteose, numa noite em que compartiu cartel com Paulo Caetano, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas.