20170629CPQCORRIDAFH091
Outubro. 13. 2020 Outubro. 13
Anti-taurinos voltam a usar Fake News para denegrir a imagem da Tauromaquia

Foi partilhado um post no Facebook que descrevia supostos actos aplicados aos Toiros Bravos antes de uma lide, afirmando que: "Antes de uma tourada, os olhos são esfregados com vaselina para desfocar a sua vista; enfiado algodão nas narinas para lhe tornar difícil a respiração e lhe é colocada uma agulha no meio dos genitais".

A publicação afirmava ainda que as pernas do bovino também seriam esfregadas com "uma substância corrosiva" para que "perca o equilíbrio" e, durante "alguns dias", o Toiro seria mantido num "espaço apertado e escuro" para que ficasse desorientado no momento em que entra na arena.

Basta ver um Toiro em praça para ser perceber rapidamente que estas afirmações em nada correspondem à verdade, mas também o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, fez questão de garantir ao Observador que "o médico veterinário que acompanha a corrida nunca permitiria uma situação dessas", "seria contraproducente", acrescenta.

Também o Dr. Joaquim Grave, Médico Veterinário e proprietário da Ganadaria Murteira Grave, afirma que "Se [o Toiro] tiver algum tipo de lesão que o impeça de se comportar normalmente, isso só vai dificultar que tome um comportamento que é estudado pelo toureiro", acrescentando que "qualquer lesão que o touro tenha, mesmo no campo, vai levar a que se isole, que não tenha o comportamento esperado".

CONCLUSÕES:

O Observador no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, concluiu que este post é FALSO.

O Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social, conclui que este post é FALSO.