francisco-mendes-matador-de-toiros
Março. 01. 2023 Março. 01
Assembleia Municipal de Beja aprovou voto de pesar pela morte do matador de toiros Francisco Mendes

A Assembleia Municipal de Beja reunida na passada segunda-feira, 27 de Fevereiro, aprovou um Voto de Pesar, apresentado pelo socialista Vitor Besugo, presidente da Junta de Freguesia de Beringel, pelo falecimento do matador de toiros bejense Francisco Mendes.


O texto do voto de pesar é o seguinte: 

"O Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Beja vem, por este meio, propor um Voto de Pesar, pelo falecimento, no passado dia 20 de Janeiro em Madrid, de Francisco Mendes Silva Conceição, conhecido por Francisco Mendes.

Francisco Mendes nasceu em Beja, na antiga rua das Lojas, a 24 de Dezembro de 1932, e começou cedo a sua carreira como toureiro e viria a tornar-se no quinto matador de toiros português, recebendo a alternativa em Málaga, no ano de 1954, das mãos de António Ordoñez.

Toureou no Perú, na Venezuela, na Colômbia e no México, confirmando a alternativa a 3 de Maio de 1957 na Monumental de Madrid. A Francisco Mendes foi dedicado um livro intitulado "Francisco Mendes – estilista da capa" pelo crítico taurino Pepe Luís.

Francisco Mendes foi homenageado pela Câmara Municipal de Beja no dia da cidade, no ano de 2000, em que recebeu a Medalha de Honra da cidade de Beja. Após a homenagem seguiu-se um Festival Taurino, na Praça de Toiros, tendo o próprio Francisco Mendes exigido que a receita revertesse a favor dos Bombeiros Voluntários de Beja. Dada a fraca receita, no dia seguinte Francisco Mendes foi entregar à direção da corporação um cheque no valor de 500 mil escudos.

O Município também atribuiu o nome de Francisco Mendes ao largo fronteiro à porta principal da Praça de Touros José Varela Crujo imortalizando assim o toureiro na cidade que o viu nascer.

É considerado um dos grandes toureiros a nível mundial nos anos 50."