graca-fonseca-touradas
Abril. 23. 2021 Abril. 23
Depois do protesto do setor Ministra da Cultura afirma que Touradas regressam a 3 de Maio

No seguimento do protesto que se realizou ontem em frente à Praça de Toiros do Campo Pequeno, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca afirmou, em entrevista do Diário de Notícias, que as praças de toiros irão abrir dia 3 de Maio, como foi ontem pedido pela PROTOIRO, a Federação Portuguesa de Tauromaquia. 

A Protoiro "regista positivamente esta declaração da ministra, lamentando a discriminação do setor no desconfinamento de 19 de abril, realçando, no entanto, que sempre que o setor se une, não baixa a guarda e defende os seus direitos os resultados acontecem com mais facilidade". 

Além desta informação de Graça Fonseca, o Ministério informou a Protoiro de que "já estão em análise as alterações propostas pelo setor à normativa da DGS para os Espectáculos Tauromáquicos, sendo objectivo do Ministério que estas alterações estejam prontas para a retoma a 3 de maio". 

Estas alterações pedidas pelo setor consistem no aumento da lotação de 50% em todas as praças de toiros, no arranque da actividade, aumentando a lotação assim que possível, com o decréscimo de infeções Covid e aumento da vacinação; o cancelamento da realização obrigatória de testes aos forcados e a possibilidade de permanência dos artistas e profissionais na trincheira, durante as lides. 

O processo de negociação destas alterações vai decorrer durante a próxima semana e a PROTOIRO, com as associações que a constituem, tudo fará para que as propostas possam ser atendidas pela DGS.