Dia-da-Tauromaquia-2022
Janeiro. 31. 2022 Janeiro. 31
Dia da Tauromaquia regressa a 26 de Fevereiro

A ProToiro, através da marca Touradas, vai organizar o Dia da Tauromaquia, depois de um ano de interregno. Será a 26 de fevereiro, num evento que se vai realizar na praça de touros da Moita. O objetivo desta iniciativa é celebrar a cultura tauromáquica e a liberdade cultural, recolhendo fundos para a defesa da Festa. 

Afirma a Protoiro que "o Dia da Tauromaquia está de regresso, depois de no ano passado não se ter realizado devido ao confinamento obrigatório no pico da pandemia. O evento realiza-se este ano no dia 26 de fevereiro, na Praça de Toiros da Moita, num programa que abrange todo o dia, com muitas actividades e um grande festival taurino misto.

Para João Santos Andrade, Presidente da ProToiro, "É um óptimo sinal podermos retomar este grande evento anual onde celebramos a grandeza e importância da cultura tauromáquica dentro da cultura portuguesa. Será um dia de união dos aficionados e também um dia para os curiosos poderem descobrir esta cultura única no mundo. Esperamos que seja o primeiro sinal de uma temporada normal e de superação da pandemia."

Ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas que prometem celebrar a aficion e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de animação ao longo do dia e atividades pedagógicas para crianças e adultos, estão garantidas várias expressões tauromáquicas, demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio e muitas novidades, num dia para toda a família.

No encerramento deste dia, que será de festa e de celebração da tauromaquia, os aficionados vão poder assistir a um festival taurino com um cartel misto de luxo com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa, o matador português João Silva "Juanito" e o novilheiro praticante Filipe Martinho.  Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita, perante toiros da ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e Romão Tenório.

Todos os pormenores serão revelados em breve, com a certeza de que este evento contará com a presença de todos de forma a celebrarmos em conjunto a cultura tauromáquica portuguesa. Os bilhetes poderão ser comprados na Tickeline. O programa completo será revelado em breve.