Toiro-Vila-Franca-foto-Frederico-Henriques
Setembro. 29. 2023 Setembro. 29
Feira de Outubro em Vila Franca arranca este Domingo

A Feira de Outubro de 2023 é um dos momentos mais importantes da temporada tauromáquica e contará com 3 grandes corridas de toiros e um espectáculo de recortadores. Destaca-se a presença dos matadores espanhóis Morante de la Puebla e Talavante, e a corrida de homenagem a António Ribeiro Telles.

A centenária praça de toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, recebe a partir das 17h deste domingo mais uma edição da Feira Taurina de Outubro, num dos momentos mais marcantes da temporada tauromáquica portuguesa. A Feira está composta por 3 corridas de toiros, nos dias 1, 3, e 5 de Outubro, e por um espectáculo de Recortadores, no dia 7 de Outubro.

A Feira contará com a presença de muitos dos principais toureiros portugueses, a dinastia Ribeiro Telles e também de dois dos mais importantes matadores de toiros espanhóis da actualidade, Morante de la Puebla e Alejandro Talavante.

No dia 1 de Outubro, 17h, o cartel é constituído pelos cavaleiros Miguel Moura, Luís Rouxinol Jr., os matadores de toiros Manuel Dias Gomes e Joaquim Ribeiro "Cuqui". As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. A cavalo serão lidados 4 toiros da ganadaria de Canas Vigouroux, e a pé 2 toiros de Assunção Coimbra e 2 de Calejo Pires.

Já a 3 de Outubro, 22h, a Corrida é de Homenagem a António Ribeiro Telles, que celebra 40 anos de alternativa, numa corrida que reúne os toureiros da família Ribeiro Telles: Além de António, Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles, António Telles filho e Tristão Ribeiro Telles. Os forcados de Vila Franca pegam os seis toiros da ganadaria Passanha.

Para encerrar o ciclo de corridas, dia 5 de outubro, 17h, com a presença dos matadores espanhóis Morante de la Puebla e Talavante, os cavaleiros Rui Fernandes e João Ribeiro Telles, com as pegas a cargo dos forcados de Vila Franca e do Aposento da Moita. Os toiros são de S. Torcato para a lide a cavalo e de Nuñes del Cuvillo para a lide pé.

Ricardo Levesinho, empresário da Palha Blanco, não esconde a satisfação em conseguir reunir estes cartéis na Feira de Outubro. "É uma feira que construímos com base nos triunfadores e destaques da temporada. A corrida de dia 1 é o exemplo disso mesmo, com triunfadores de Lisboa, Madrid… entre outros." ?

Já sobre a corrida de dia 3 afirma que "é uma corrida cheia de simbolismo, com a homenagem a um grande Mestre, António Ribeiro Telles, no quadragésimo aniversário da sua alternativa, na presença de toda a sua família. Será uma corrida muito marcante. Um momento único para celebrar a tauromaquia equestre portuguesa."  ??

Sobre o último cartel, a 5 de Outubro, remata dizendo que "é um cartel fantástico, com a presença de Morante e Talavante, dois toureiros que são figuras mundiais e que estão num momento artístico extraordinário, com triunfos históricos. Tê-los no mesmo cartel é algo único nas nossas arenas e será uma das grandes corridas do ano. Os bilhetes para a Feira estão a vender-se rapidamente, pelo que julgo que o público não irá perder estes grandes eventos."

PROTOIRO
Federação Portuguesa de Tauromaquia