maxresdefault
Maio. 14. 2020 Maio. 14
Fernanda Velez, deputada do PSD, questionou a Ministra da Cultura sobre a retoma das Touradas

Na 2ª Audição Regimental à Ministra da Cultura, a deputada do PSD, Fernanda Velez, questionou-a sobre as exceções previstas na Proposta de Lei n.º 31/XIV, nomeadamente, a realização de espetáculos em recinto coberto ou ao ar livre, em condições de segurança face à pandemia de Covid-19. 

"Podemos ter a garantia que estão incluídos nesta proposta os espetáculos de Circo e os espetáculos Tauromáquicos?", questionou a deputada do PSD.

Como vem sendo habitual, a Ministra não responde às questões que lhe são colocadas, sobretudo quando se trata de um tema que não é do seu agrado, mas que está consagrado na lei como fazendo parte da Cultura Portuguesa - a Tauromaquia.

Numa intervenção de Fernanda Velez, marcada pela Homenagem que prestou aos Forcados Portuguesas, usando uma máscara com ramagens, fazendo alusão às suas jaquetas, a deputada voltou a dirigir-se à Ministra:

"A senhora Ministra nesta audição enfatizou o diálogo, considerando e, passo a citar: 'uma forma de procurar soluções'. Assim pergunto-lhe senhora Ministra: 'Pode o sector Tauromáquico levar desta audição a garantia de que os vai receber, ou pelo contrário, tem hoje aqui a garantia de que não os vai receber?' Senhora Ministra, a senhora tem responsabilidades políticas e tem que as assumir! Recordo-lhe senhora Ministra, que o quadro legislativo Português não deixa qualquer margem para dúvidas: as Touradas, de facto e juridicamente, são parte integrante do Património Cultural Português."