84868215_3401964859817101_1906706093464092672_o
Outubro. 30. 2020 Outubro. 30
Forcado João José Rosmaninho tem finalmente alta hospitalar

Após um mês e dezoito dias internado, o Forcado João José Rosmaninho do Grupo de Forcados Amadores de São Manços teve hoje alta.

A 12 de Setembro de 2020 em Reguengos de Monsaraz, ao tentar pegar um Toiro da dura e Histórica Ganadaria Fernandes de Castro, o Forcado realizou uma grande tentativa, passando por todo o Grupo e embatendo sozinho nas tábuas. O impacto foi tão forte que resultou numa grave fratura do fígado e consequente hemorragia interna.

Desde esse dia, seguiu-se uma verdadeira cronologia de pequenas/grandes vitórias. Começou por se temer o pior, com o Forcado a ser transportado para o Hospital de Évora e em seguida para o Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde permaneceu até hoje.

Devido à gravidade da lesão e às muitas dores, provenientes não só da fratura do fígado mas também nas costelas e clavícula, os médicos optaram por colocar o João em coma induzido, permanecendo assim até ao dia 21 de Setembro. Tudo isto, em altura de pandemia, o que se imagina um sofrimento ainda maior para os seus Pais, Amigos e Familiares. Nem os Pais, ao longo de todo este tempo, puderam visitar o filho, mesmo após ter sido retirado o ventilador, não era permitido que falassem com ele. O primeiro contacto foi no dia 24 de Setembro, doze dias após o incidente, por vídeo chamada.

A 26 de Setembro o João conseguiu comer pela primeira vez e a 30 do mesmo mês começaram a fechar a barriga. Apenas passado vinte e dois dias, os Pais do Forcado tiveram autorização para o visitar e ver ao vivo o seu estado. Passado apenas dois dias, o João voltou ao bloco operatório devido a uma infeção no líquido biliar que lhe provocou um abcesso, vencendo mais uma etapa.

Ao longo deste período o João venceu seis idas ao bloco operatório, seis sucessivas batalhas que lhe permitiram vencer uma guerra que parecia interminável. O João mostrou a todos a força e determinação de um Forcado, nunca virando a cara à luta, independentemente das adversidades. Também o espírito dos Forcados ficou bem patente porque, mesmo que o João não os visse, todos estavam lá para o apoiar, Forcados, Amigos, Familiares e Aficionados. Tal como na Praça, em que o Forcado só vê o Toiro mas sabe que nunca está sozinho, sabe que tem atrás dele um Grupo e nas bancadas ou em qualquer outro lado, todos estes a torcer por ele!

Esta lesão, com esta gravidade, apanhou desprevenidos quatro Forcados nos últimos anos, em que apenas dois tiveram a sorte de sobreviver. O João foi um deles!

Força João, tens uma recuperação e uma vida pela frente!