ministra-da-cultura-touradas
Maio. 13. 2020 Maio. 13
Ministra da Cultura afirma que Touradas regressam com os restantes espectáculos

Na reunião que decorreu hoje no Parlamento, na Comissão de Cultura, a deputada do CDS, Ana Rita Bessa, questionou por duas vezes a Ministra da Cultura, relativamente ao retomar de atividade das Touradas. A deputada insistiu para que Graça Fonseca esclarecesse em que categoria se inserem os espetáculos tauromáquicos, se na mesma categoria que as salas de espetáculo, que vão abrir já a 1 de junho, se na categoria dos festivais de música, que só estarão de regresso depois do final de setembro.

A ministra da Cultura, que nunca usou a palavra "tourada" ou "tauromaquia", referiu que as decisões finais serão tomadas na quinta-feira, onde serão aprovadas pelo Governo em Conselho de Ministros.

"As regras que vierem a ser definidas para salas, quer ao ar livre, quer em recintos fechados ou semifechados, aplicam-se a todos os espetáculos de natureza artística. Não haverá diferenciação de regras. Se vier a ser definido que tem de ficar uma fila de separação entre duas filas ocupadas, esta regra aplicar-se-á a qualquer recinto de espetáculo e naturalmente também se aplicará aos espetáculos que a senhora deputada referiu. As regras serão gerais e transversais", explicou a ministra da cultura.

Não satisfeita, a representante do CDS voltou ao tema, começando por dizer à ministra que "não tem mal usar a palavra 'tourada'". Ana Rita Bessa quis clareza na resposta, relativamente a qual seria a data prevista para que o regresso dos Espetáculos Tauromáquicos, pedido ainda a Graça Fonseca que oiça, nem que seja por "zoom".

A ministra voltou a não usar a expressão "tourada", afirmando que "quanto a datas de reaberturas aquilo que está definido como proposta e que vai ser ainda definido esta semana em Conselho de Ministros é a reabertura progressiva ao longo do mês de junho das atividades. Portanto, será aprovado esta semana em conselho de ministros exatamente como é que o mês de junho se prevê reabrir progressivamente."

A ministra da cultura terminou dizendo: "Não vou dar uma resposta à senhora deputada, se é 1 de junho ou 15 de junho. Será aprovado esta semana e será em função desse plano de desconfinamento que se aplicará a todas as atividades culturais."

O setor da Tauromaquia foi recebido no passado fim de semana pelo Presidente da República e, ontem, a Protoiro veio pedir a retoma da actividade tauromáquica a partir de 1 de junho, apresentando um plano de 21 propostas para esse efeito.