Captura de ecrã 2020-12-02, às 13.23.53
Novembro. 27. 2020 Novembro. 27
Munípicio de Barrancos emite Moção pela Defesa da Tauromaquia

Barrancos foi mais um Município a emitir uma Moção que condena as propostas do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN) que atentam contra a liberdade de escolha das crianças e dos seus Pais na educação dos Filhos. 

A Moção Pela Defesa da Tauromaquia – Património Cultural Imaterial de Barrancos – e pela Liberdade de Acesso aos Espetáculos Taurinos refere também a conhecida Fêra de Barrancos enquanto dinamizador social, económico e social e deixa várias questões:

"Se uma das regras de ouro da democracia é o respeito pelas ideias do outro, então, questionamos: é legítimo estas conceções destruírem as memórias e o património cultural de uma comunidade? É legítimo porem em causa a manutenção e continuidade destas manifestações culturais? É legítimo restringir a liberdade de escolha dos cidadãos em assistir e participar em eventos tauromáquicos?"

Além das questões, o Município relembra através da Moção:

"A Constituição da República, no ponto 2, do art.º, estabelece que "o Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas."

A Moção foi aprovada por unanimidade, em reunião de Câmara, a 27 de novembro de 2020.