FORCADO FERNANDO QUINTELLA
Setembro. 22. 2017 Setembro. 22
"Ninguém merece morrer"

O conhecido site Delas publicou um artigo intitulado "Ninguém merece morrer" sobre a morte do forcado Fernando Quintella, da autoria de Margarida Brito Paes. É um texto de uma sensibilidade e humanismo verdadeiramente extraordinários. 

"O dia 16 de setembro ficou marcado pela notícia de que mais um forcado tinha morrido na sequência de uma pega de touros. Mais um, sim. No dia 6 do mesmo mês tinha falecido, em circunstâncias semelhantes, Pedro Primo. O Fernando Quintela, o segundo forcado a perder a vida em setembro, tinha 26 anos, era Engenheiro Agrónomo e trabalhava na Associação de integração para pessoas com deficiência Bipp. Não merecia morrer. Esta parte sei porque o conheci – não tinha o seu número telefone nem me lembro da última vez que nos cruzamos, mas sei que partiu cedo demais e deixou muita saudade entre os que lhe eram chegados."

"Vamos deixar uma coisa bem clara: esta discussão não é sobre as touradas! Esta discussão é sobre a morte e sobre como se perdeu o limite perante a morte. Morreu uma pessoa e nenhum ser humano tem o direito de dizer que outro merece morrer, por muitas escolhas erradas que essa pessoa possa ter feito na vida. Se fosse legítimo, razoável e aceitável, andar por aí a dizer quem devia viver e quem devia morrer, não seria difícil chegarmos a um extremo em que os assassinos se poderiam defender em tribunal dizendo que mataram alguém porque essa pessoa merecia e passaria a ser um argumento a levar em conta."

Lê todo o texto em "Ninguém merece morrer" e partilha.