touradas-Pedro-Adao-e-Silva
Maio. 13. 2022 Maio. 13
Novo Ministro da Cultura de Portugal afirma "Não contem comigo para censurar as touradas".

Na semana passado o Governo português fez a apresentação e discussão do Orçamento do Estado para 2022. No dia de apresentação do Orçamento o novo Ministro afirmou que "Não sou aficionado, fui bastante à tourada com o meu avô até aos 15 anos, mas sou verdadeiramente aficionado do respeito pelas práticas culturais dos outros."

Sobre a política cultural foi muito claro ao afirmar que "Acho chocante e inaceitável a ideia de que a política cultural e o Ministério da Cultura excluem a cultura popular. Acho fundamental que quem tem responsabilidades na política cultural saiba respeitar as práticas culturais dos outros. Isto significa respeitar o gosto dos outros que é diferente do nosso. Concluiu dizendo que "A propensão e a probabilidade de quem tem responsabilidades na política de cultura começar a reproduzir o seu gosto na política cultural é uma coisa tentadora mas profundamente errada."

Já no parlamento português ao ser inquirido pela única deputada do partido animalista (PAN), o ministro repudiou as declarações da deputada animalista e voltou a afirmar o seu respeito pela tauromaquia de modo muito claro: "Não contem comigo para censurar as touradas", defendendo "respeito e absoluta tolerância" com a tauromaquia. 

O ministro lembrou que a tauromaquia é uma "prática cultural que faz parte da identidade das populações em muitas regiões". Acrescentou que há espaço para cada um ter a sua opinião sobre a tauromaquia, mas a sua posição é de "bom senso", seguindo a grande maioria dos portugueses que podem ou não ir aos toiros mas que "não lhes passa pela cabeça proibir os outros" cidadãos de fazerem as suas escolhas, em liberdade.

Rematou a sua resposta afirmando a sua "absoluta tolerância" pela diversidade cultural e atacou o "proselitismo e censura" da deputada animalista.