TOURADAS VENCEM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2
Setembro. 15. 2017 Setembro. 15
O que se segue depois da vitória da Tauromaquia no Orçamento Participativo?

O projeto "Tauromaquia, Património Cultural de Portugal" foi um dos dois vencedores nacionais do Orçamento Participativo de Portugal, iniciativa lançada pelo Governo, em que estiveram a concurso 601 projetos.

Este projeto visa inserir a cultura tauromáquica na lista de Património Cultural Imaterial de Portugal, ao abrigo da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.  Foi proposto por representantes da Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas, contando com o apoio da Prótoiro - Federação Portuguesa de Tauromaquia e da marca Touradas.

E agora o que é que se segue?

Depois da vitória, o Ministério da Cultura é o responsável pela realização do projecto. Para isso vai constituir uma equipa técnica que vai gerir todo o processo, com o envolvimento dos proponentes. 

Mais em detalhes o projecto tem como objectivos: 1. Apoiar os municípios com atividades taurinas nos seus esforços para proceder ao registo das expressões tauromáquicas presentes no seu território no inventário nacional do PCI - Património Cultural Imaterial de Portugal;  2. Promover o levantamento dos elementos de referência cultural tauromáquica presentes em territórios não localizados nos referidos municípios; 3. Reconstruir a componente nacional da cultura tauromáquica, isto é, dos seus elementos que não se reduzem aos territórios municipais, tendo presença e relevância transversal a todo o país. 4. Elaborar conteúdos e reunir a documentação necessária para registar, pelo menos, duas das práticas taurinas em território nacional, no inventário nacional do PCI

Como prémio pela vitória o projecto recebe um financiamento de 200 mil euros e terá 24 meses para ser concretizado pelo Ministério. 

Está para breve a revelação de mais informação sobre o arranque do projecto.