touradas-Campo Pequeno-lisboa
Outubro. 19. 2023 Outubro. 19
Projeto de Proibição de Touradas Rejeitado pelos Deputados na Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Com apenas 3 deputados a favor do Projeto de Proibição de Touradas, PAN e BE, a proposta apresentada por Pedro Neves (PAN), a qual defendia que seja proibida a realização de "touradas, touradas à corda, espetáculos tauromáquicos e variedades taurinas", foi rejeitada por uma esmagadora maioria parlamentar de 54 votos, com 25 votos contra do PS, 21 do PSD, três do CDS-PP, dois do PPM, um do Chega, um da IL e outro do deputado independente. 

A PRÓTOIRO esteve desde início envolvida na contestação a este projecto e no esclarecimento dos deputados regionais, congratulando-se com este resultado.

Estas votações só demonstram que mesmo após as argumentações do deputado do PAN  Pedro Neves, a esmagadora maioria dos deputados na Assembleia Legislativa Regional dos Açores não concorda com as mesmas. 

O próprio Governo dos Açores manifestou a sua oposição à proposta apresentada pelo PAN, ao destacar que são "espetáculos culturais", tal como os deputados que votaram contra esta proposta mostraram-se de acordo com a linha de pensamento da PRÓTOIRO, que as touradas são um espetáculo cultural, como refere a lei, que é necessário valorizar e preservar, para todas as gerações, sendo que em democracia não é possível proibir manifestações culturais. 

O Secretário-Geral da PRÓTOIRO, Hélder Milheiro, referiu que "vemos com muita satisfação a decisão dos deputados, que mostraram claramente que a causa da liberdade cultural vence os extremismos. O PAN e o BE não convivem bem com a liberdade cultural, que é um direito constitucionalmente protegido, o que só podemos repudiar. Este é um resultado histórico e que deve ser celebrado por todos os que amam a cultura e a liberdade." Rematou dizendo "deixamos o nosso agradecimento a todos os deputados e partidos que tomaram esta decisão posicionando-se ao lado da cultura portuguesa e dos direitos e liberdades de todos os cidadãos."

A PRÓTOIRO reafirma assim o seu compromisso, mostrando que é essencial proteger e valorizar a herança cultural do país. A rejeição do Projeto de Proibição de Touradas foi mais um inequívoco e claro sinal da posição minoritária desta visão animalista do PAN e BE.