protoiro-touradas-povoa-varzim
Junho. 19. 2019 Junho. 19
ProToiro prepara reação às ilegalidades na Póvoa de Varzim

PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia alerta para o reiterado incumprimento da lei verificado na Póvoa de Varzim.

A decisão da autarquia demolir a Praça de Touros, já depois de inutilmente ter decretado a proibição de touradas na cidade, são violações claras e inequívocas às obrigações legais a que os diferentes níveis de poder - Local e Central - estão obrigados. Basta para isso recordar os nº 1 e 2 do artigo 78º da Constituição da República Portuguesa: "Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural" e "Incube ao Estado (…) Promover a salvaguarda e a valorização do património cultural, tornando-o elemento vivificador da identidade cultural comum".

Os próximos dias serão determinantes na definição do caminho a seguir pela PróToiro que, naturalmente, está a acompanhar com atenção todo este desfilar de ilegalidades praticadas pela câmara municipal da Póvoa de Varzim.

Na defesa da cultura tauromáquica, a PróToiro reitera que tudo irá a fazer para impedir devaneios de políticos, cujo único objetivo é dividir e reescrever uma história marcada pela liberdade e respeito pela diversidade cultural. Não deixaremos nunca que estes revisionistas apaguem da realidade uma atividade cultural da maior importância como a tauromaquia.

Assina já a petição contra a demolição da praça em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT93438