maradona-e1606324418423-1024x967-2
Novembro. 25. 2020 Novembro. 25
Quando Maradona era inquilino de Espartaco e foi aos Toiros a Sevilha

Faleceu hoje uma das maiores figuras de todos os tempos do mundo do Futebol. Diego Armando Maradona não resistiu a um ataque cardíaco, enquanto recuperava em casa de uma operação a um edema cerebral. Aos 60 anos deixa-nos o astro Argentino que tem uma história curiosa com outro astro, o Matador de Toiros Espanhol Juan Antonio Ruiz "Espartaco".

Na época de 92/93 Maradona jogou no Sevilla FC e, ao chegar à cidade, visitou vários locais para se instalar, acabando por escolher a finca de "Espartaco" para viver. Conta o Matador de Toiros que o jogador não mexeu em nada da decoração, deixando até as cabeças de Toiro e os cartéis Taurinos na parede. Ao longo desse ano mantiveram uma óptima relação com convites de ambas as partes para Jogos de Futebol, Corridas de Toiros e até aniversários. A 11 de Abril de 1993 a estrela Argentina fez questão de marcar presença com a sua mulher e filhas na Praça de Toiros de Sevilha, numa corrida de Domingo de Ressurreição com Toiros de Torrestrella em que actuavam os Matadores Curro Romero, Espartaco e Manuel Diaz "El Cordobés" que tomava a Alternativa nesse dia.

"Espartaco" recorda uma conversa entre ambos em que fizeram um paralelismo sobre as suas profissões e paixões de uma vida:

"Un día me dijo: Mira Juan, esto del fútbol no es ninguna otra cosa, es intentar adelantarte un segundo antes a lo que va a hacer el contrario.

Y yo le dije: En el toreo es muy parecido, tienes que intentar adelantarte para saber lo que te va a ocurrir. Lo que para un futbolista supone pasar la pelota o que se la quiten, para nosotros es que te coja o no el toro. Tres segundos parecen pocos, pero se hacen inmensos"

O Matador acrescenta ainda que Maradona lhe perguntava muitas vezes: "¿Qué haces para estar tan delgado?" ao que ele respondi em tom de brincadeira: "Que paso mucho más miedo que tú".

Foto: Arjona
Fotografia da Corrida a que Maradona assistiu na Real Maestranza de Sevilla a 11 de Abril de 1993.