novo-burladero-touradas
Junho. 30. 2020 Junho. 30
Revista Novo Burladero Julho/Agosto já nas bancas

A NB vai regressar, depois de uma paragem de 3 meses devido à pandemia Covid-19. Assim, vai estar à venda a partir do próximo dia 1 de Julho, a edição N.º 373, com 58 páginas, referente aos meses de Julho / Agosto, já que até final do ano, sairão em três edições bimestrais.

Recordamos com o teu Cartão Aficionado tens desconto na assinatura anual da Novo Burladero, com oferta de um mês. Adere já

A abrir esta edição, como não podia deixar de ser, analisamos os efeitos nefastos do Covid-19 na Festa dos Toiros e projectamos o regresso progressivo à normalidade, para além de referirmos todas as personalidades da Festa que nos deixaram neste período, vítimas, ou não, da pandemia.

Nesta edição da "reaparição", grande destaque para a comemoração de quatro efemérides centenárias, onde recordamos e homenageamos as figuras do matador de toiros mexicano Carlos Arruza, grande amigo do nosso Manuel dos Santos e que em Portugal foi ídolo (artigo  de Alberto Franco); do Eng.º Fernando Sommer d´Andrade, paladino maior da doutrina cultural e prática do nosso Toureio a Cavalo e do Cavalo Lusitano (texto do Dr. João Costa Ferreira); Simão Malta, um montemorense irrepetível, ganadero, empresário e fundador do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo (artigo de Simão Comenda) e ainda contamos o historial da Praça de Toiros de Salvaterra de Magos, inaugurada precisamente há 100 anos.

Ainda que já afastados no tempo, não quisemos deixar de fazer referência ao Dia da Tauromaquia, à Feira de Olivenza e ao festival de Alcochete, último espectáculo que se realizou este ano em Portugal, até ao momento.

Recordamos o debute de luces em Espanha do Miguel Gonçalves, há 10 anos, "Flor de um dia" que não deu continuidade nas arenas à brilhante carreira de seu pai, o matador de toiros José Luís Gonçalves.

O "Iraque", cavalo de António Ribeiro Telles com o ferro Varela Crujo, foi um dos mais profícuos padreadores da raça Lusitana, deixando muitos filhos a tourear. Recordamo-lo nesta edição com referência à sua descendência toureira.

Recordamos duas alternativas com 40 anos, as de João Ribeiro Telles e Paulo Caetano. E apesar das precauções inerentes ao Covid-19, fomos ao campo, a uma tenta de machos no Casal do Carregal, da ganadera Joana Rosa Rodrigues; e passámos uma belíssima tarde na Herdade de Vale Casas, assistindo ao programa "O Campo e a Tradição".

Finalmente, e em homenagem ao nosso saudoso amigo Duarte Chaparreiro, regressamos com as "Fotografias com História", onde vários forcados retirados elegem uma foto sua e contam a história que a envolve.

Para além disso, poderá ainda ler, como é hábito, Tertúlia "NB" (David Leandro), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), Pelo Mundo do Cavalo (Mestre Luís Valença), Crónicas de Burladero (Bernardo Patinhas), Os Picotazos (Luís Toucinho) e Paixão pelo Campo Bravo (Miguel Matias).

Bem se pode dizer que… regressamos em grande! Não deixes de ler mais uma NB atraente, variada e recheada de artigos de interesse. Vive a tua paixão e desfruta desta revista. Segue a NB no facebook www.facebook.com/NovoBurladero