SANJOANINAS 2017
Abril. 11. 2017 Abril. 11
Sanjoaninas 2017 apostam na juventude

José Garrido, Ginés Marín, Román, Joaquín Galdós e Álvaro Lorenzo no toureio a pé, assimo Marcos Bastinhas, Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e os açoreanos Tiago e João Pamplona anunciam-se nos Açores

O cartel da próxima Feira de São João, da açoreana Ilha Terceira, constitui uma clara aposta da Tertúlia Tauromáquica Terceirense por jovens – matadores e cavaleiros – da última geração que ocupam praticamente a totalidade dos postos dos quatro festejos que compõem um certame que volta a animar a presença do toureio a pé a meio do Atlântico.

O presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, e Arlindo Teles, em nome dos organizadores, apresentaram esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho desta cidade da Terceira, as combinações de umas Sanjoaninas que oferecem um espectáculo a mais relativamente à passada edição, mais concretamente uma corrida mista, assim como a novidade de uma Corrida de Gala à Antiga portuguesa, que não se organizava na ilha desde 2005.

A feira começará no próprio dia de São João, 24 de Junho, com o já tradicional Concurso de Ganaderias, em que um toiro da divisa continental de Murteira Grave competirá com os hastados das divisas açoreanas de Rego Botelho (origem Jandilla), José Albino Fernandes (Santiago Domecq), Álvaro Amarante (Palha), João Gaspar (Murube) e Francisco Sousa (Atanásio Fernández). A sua lide ficará a cargo dos jovens cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e o terceirense João Pamplona, contando ainda com as intervenções dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

No dia seguinte, 25 de Junho, a edição de 2017 contará com a corrida mista, onde se lidará hastados de José Albino Fernandes, pelo cavaleiro Marcos Bastinhas, junto aos forcados da TTT, e pelos matadores espanhóis Álvaro Lorenzo e Ginés Marín.

Depois de um intervalo de quatro dias, no dia 30 de Junho e em horário nocturno será a vez da Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, em que o açoreano Tiago Pamplona, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura, o mais jovem da famosa saga de cavaleiros portugueses, enfrentarão hastados de João Gaspar e Francisco Sousa, com a intervenção também dos dois grupos de forcados terceirenses: os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

Por último, a 2 de Julho e como fim de festa, celebrar-se-á a corrida de toiros exclusivamente com matadores, anunciando-se nessa tarde o valenciano Román, o estremenho José Garrido e o peruano Joaquín Galdós, com toiros de Rego Botelho, de origem Jandilla.

Além dos festejos principais, na manhã do dia 28 de Junho, será levada a efeito a já clássica "corrida das crianças", um espectáculo ao que assistem crianças e adolescentes de todas as escolas da ilha, como acto destacado do grande esforço de promoção da tauromaquia que vem levando a cabo já há anos a Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Por outro lado, dá-se a circunstância de que para esta edição das Sanjoaninas está prevista a visita à Terceira de vários grupos de aficionados do continente: os mais de cem pertencentes ao Clube Cocherito de Bilbao, mais outra centena proveniente de França e Portugal. 

Apenas com a sua presença nos espectáculos e outras actividades lúdicas e culturais programadas, calcula-se que estes grupos de turistas taurinos, que apenas correspondem a cerca de cinco por cento da lotação da Praça de Toiros, farão na ilha um gasto superior aos cem mil euros que investe na Feira a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, num claro exemplo de rentabilidade social da tauromaquia açoreana.