Mourao
Fevereiro. 01. 2024 Fevereiro. 01
Temporada Tauromáquica de 2024 arranca hoje em Mourão

Arranca hoje dia 1 de Fevereiro a temporada tauromáquica portuguesa em Mourão (Alentejo), como é tradicional, com o primeiro dos dois festivais taurinos que constituem a Feira Taurina de Mourão, em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Uma Feira Taurina de alta qualidade organizada pelo ganadeiro Dr. Joaquim Grave, com os lucros a reverterem, como habitualmente, a favor do Abrigo Infantil local.

Espera-se, uma vez mais, duas praças cheias nesta "romaria" que todos os anos leva milhares de aficionados portugueses e espanhóis a este município situado nas margens do Alqueva.

Hoje, a partir das 15h, vão lidar-se 6 novilhos de Herdeiros de Dr. António Silva para o cavaleiro praticante Francisco Maldonado Cortes e Diogo Oliveira, e o amador Vasco Veiga. As pegas ficam a cargo dos Forcados de Évora. A pé actuam os novilheiros João D'Alva, Tristán Barroso e Gonçalo Alves.

No próximo domingo, dia 4, realiza-se um Festival com grandes nomes portugueses e espanhóis. Lidam-se 6 novilhos de Murteira Grave para os cavaleiros Filipe Gonçalves e Tristão Telles Queiroz (praticante), pegam os forcados de Beja. A pé actuam os matadores Uceda Leal, Borja Jiménez, João Silva "Juanito" e Jorge Martínez.

Segundo Francisco Macedo, Presidente da PROTOIRO, "Depois dos grandes resultados da temporada de 2023, que registou um aumento significativo de espectadores ultrapassando os 400 mil, o segundo melhor resultado desde 2016, a expectativa para esta temporada é grande. Esperamos que seja um ano cheio de grandes performances artísticas e de muito público. Estão todos convidados a irem às praças de toiros e a desfrutarem da mais genuína cultura e arte portuguesas."

Recorde-se que em 2023 as touradas atraíram 400.700 espectadores, o que representou um aumento de 7% face a 2022, ano em que 375.200 pessoas assistiram a estes espetáculos.

A temporada tauromáquica abre a 1 de Fevereiro em Mourão e termina habitualmente a 1 de Novembro no Cartaxo.