tourada_Campo_Pequeno
Julho. 14. 2023 Julho. 14
Temporada Tauromáquica do Campo Pequeno arranca hoje com lotação esgotada

A temporada tauromáquica de Lisboa arranca hoje às 21h45 com a lotação esgotada, contando com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal Lisboa, Filipe Anacoreta  Correia, como convidado de honra. A temporada lisboeta de 2023 será composta por 4 corridas a 14 de Julho, 24 de Agosto, 7 e 8 de Setembro. Pela arena vão desfilar grandes figuras do toureio internacional e português.

Hoje, na tourada de abertura da temporada, o cartel é formado pela Família Ribeiro Telles, numa corrida marcada pela alternativa de António Telles (filho) e da comemoração do 40º aniversário da alternativa do seu Pai, António Ribeiro Telles e da celebração dos 80 anos de toureio do saudoso Mestre David. Actuam António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles, António Ribeiro Telles (filho) e Tristão Telles de Queiroz. Pegam os forcados de Santarém e de Vila Franca e lidam-se toiros de David Ribeiro Telles.

Para Luís Miguel Pombeiro, responsável da empresa Ovações e Palmas gestora dos eventos taurinos do Campo Pequeno, "esta é uma temporada de sonho, com cartéis de enorme qualidade e com grandes figuras do toureio mundial e português. A primeira corrida já está esgotada e esperamos uma grande adesão de público ao longo da temporada. Os lisboetas gostam de touradas, como mostra bem arrancarmos com lotação esgotada. Remata destacando que "a cultura é para ser vivida em liberdade e diversidade, como não pode deixar de ser numa cidade aberta e moderna como Lisboa e nenhuma arte é mais emotiva, mais intensa e mais portuguesa do que a Tauromaquia", deixando o convite para a celebração da cultura portuguesa no coração de Lisboa.

A segunda corrida será a 24 de Agosto com seis toiros de Murteira Grave, que serão lidados pelos cavaleiros João Moura Jr. e Francisco Palha, o rejoneador Andrés Romero e pegados pelos forcados de Montemor e Évora.

Em Setembro, nos dias 7 e 8 terá lugar a Feira Taurina de Lisboa constituída por duas corridas.

No dia 7 toureiam os cavaleiros João Moura Caetano e Marcos Bastinhas enfrentando três toiros de Irmãos Moura Caetano (um lidado a duo) e, a pé, vêm de Espanha duas grandes figuras do toureio mundial, os matadores Morante de la Puebla e Cayetano Rivera Ordoñez, que lidarão quatro toiros de uma ganadaria espanhola ainda por designar. Os toiros lidados a cavalo serão pegados pelos Amadores de Lisboa.

Dia 8, para encerramento da temporada lisboeta, vai realizar-se uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa com as actuações de quatro cavaleiros e dois rejoneadores: Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza, Duarte Pinto, Miguel Moura, Luís Rouxinol Jr. e Guillermo Hermoso de Mendoza. Lidam-se seis toiros da ganadaria Charrua e pegam os forcados do Aposento da Moita e de Cascais.