VANDALISMO VILA FRANCA
Abril. 09. 2017 Abril. 09
Vila Franca de Xira. Praça de touros e monumento ao forcado vandalizados

A praça de touros e o monumento ao forcado de Vila Franca de Xira foram vandalizados na noite de sábado. "Tortura, vergonha e sangue" são algumas das palavras escritas. A situação foi reportada à PSP esta segunda-feira pela autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, considera que se trata de uma "atitude de quem não sabe viver em liberdade e democracia" e também não quer respeitar "a cultura e tradições de um povo". 

O município reagiu manifestando a sua indignação e repúdio. "Na manhã deste domingo, 9 de Abril, dia em que se realiza um festival comemorativo dos 85 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, a cidade deparou-se com o vandalismo contra o Património e a Cultura perpetrado à Praça de Toiros "Palha Blanco" (propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira) e ao Monumento ao Forcado e parte do Parque Urbano do Cevadeiro, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira". 

Este domingo realizou-se um festival taurino, comemorativo dos 85 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira que contou com casa cheia, numa expressiva manifestação de defesa da cultura e da liberdade.