adrian-nino-torero
Dezembro. 05. 2016 Dezembro. 05
Redes Sociais: 2 detidos por ofender menino com cancro que quer ser toureiro

Adrián Hinojosa, um menino espanhol de oito anos com cancro e que sonha ser toureiro, foi ameaçado de morte numa série de ataques nas redes sociais, vindos de grupos anti touradas. Agora, a Guardia Civil espanhola anunciou a detenção de duas pessoas, um homem e uma mulher, pelos insultos dirigidos à criança.

Adrián, gravemente doente com sarcoma de Ewing, foi homenageado num festival de touros em Valência, tendo sido levantado aos ombros dos seus heróis em plena arena, numa angariação de fundos para a investigação da doença.

Depressa alguns membros de grupos anti touradas apontaram os mais variados insultos e ameaças ao menino, no Facebook e no Twitter. 

Aizpea Etxezagarra, uma antitaurina, fez questão de publicar no Facebook a seguinte mensagem: "Não vou a ser politicamente correcta. Que parta. Que morra e que morra já. Uma criança doente que quer curar-se para matar herbívoros inocentes e saudáveis que também querem viver. Vamos. Adrian vais morrer!". Este foi um dos comentários mais polémicos deixados nas redes sociais a atacar a criança. 

Manuel Ollero no Twitter publicou "que gasto mais desnecessário que se está a fazer na recuperação de Adrián, o garoto que tem cancro e quer ser toureiro""Não o digo pela sua vida, que me importa um cara***, digo porque provavelmente está a ser tratado no sistema de saúde público com o meu dinheiro"

Adrián teve o apoio de toureiros e da Fundação Toro de Lidia, que assegurou que ia processar os autores das mensagens. Também outras organizações que defendem as touradas manifestaram apoio ao menino, e juntaram-se aos pais deste na denúncia às autoridades.

De acordo com o jornal 'El Pais', a autora do comentário que pede a morte de Adrián foi detida. Tal como o outro homem detido, está acusada pelos crimes de ódio, injúrias e ofensa à integridade moral.

Podes ler mais em JN